O Instituto

O ISPO é o estabelecimento de Ensino Superior do Grupo Lusófona localizado no centro da região Oeste, terra de vinhedos e de mar, que cada vez mais tem um tecido empresarial ativo e pujante, nas mais diversas áreas da atividade económica.

Ao longo de duas décadas formámos quadros que integram todo o tipo de organizações regionais, mas também para o resto do País e no estrangeiro.

Num mundo competitivo, em mercados competitivos, os diplomados do ISPO são também dotados de uma formação competitiva, cuja vantagem competitiva reside nos conhecimentos técnicos adquiridos e nas experiências práticas que obtêm nas empresas da região.

 


Missão

Instituto Superior Politécnico do Oeste – ISPO – reconhecido pelo Decreto-Lei n.º 82/2005 de 20 de Abril resulta da fusão dos Institutos Superiores de Torres Vedras, o ISMAG – Instituto Superior de Matemática e Gestão e o ISHT – Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias.

Desde o início, traçou como missão, ser, no âmbito do ensino superior politécnico em Portugal, uma escola de referência, fomentando o ensino e o desenvolvimento humano e contribuindo significativamente para a formação dos recursos humanos qualificados, atenta especialmente ao desenvolvimento cultural, científico e técnico da Região Oeste.

O projeto do ISPO é, não apenas Torriense, mas essencialmente Oestino. É um projecto globalizante que pretende avançar com a colaboração de todos os agentes regionais:

  • Políticos: contando com uma colaboração e participação recíprocas do poder político, sobretudo do poder autárquico regional;
  • Económico: estabelecendo protocolos que visem a formação dos trabalhadores dessas empresas e a perspectivação de estágios para os nossos discentes;
  • Sociedade Civil: colaboração e inserção das diversas instituições, organizações e associações de índole social e cultural de modo a promover a variação de novos cursos, que em conjunto julguemos necessários criar para o desenvolvimento sustentado da região.

O ISPO está integrado no maior grupo de ensino de língua Portuguesa – o Grupo Lusófona, com estabelecimentos de ensino superior e não superior em Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau. Ao longo da sua existência o grupo contribuiu com a sua actividade para a formação de milhares de quadros e para o desenvolvimento de todos os países onde se fala o Português.


Equipamentos e Instalações

O ISPO dispõe dos espaços e equipamentos indispensáveis para garantir o nível e a qualidade da formação. Dispõe, ainda, de ligação à Rede de Banda Larga da Internet; acessível em todas as salas.

A biblioteca do Instituto possui um acervo bibliográfico fundamental, existindo cumulativamente um protocolo com a Biblioteca Municipal.


Objetivos

Como Instituição de ensino superior politécnico, os objetivos do ISPO são essencialmente orientados numa perspectiva de investigação aplicada e de desenvolvimento, para a compreensão e solução de problemas concretos.

Nesta medida, são nossos objetivos fundamentais proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de actividades profissionais.


Investigação

Projeto de criação de uma revista científica, de periodicidade anual, “Memórias de Investigação Aplicada”, dirigida essencialmente a alunos finalistas das licenciaturas, a licenciados e a especialistas nas áreas que constituem o elenco formativo do ISPO.


Estatutos

Os Estatutos estão disponíveis em Documentos On-line

Projeto Eco-Escola

ee-logo"O ISPO integra o projeto Eco-Escola através de um programa em que desenvolve várias atividades com vista à melhoria do ambiente e da qualidade de vida da comunidade escolar. O programa integra alunos e professores e no ano letivo de 2013/14 foi distinguido com o Galardão Eco-escolas".