O Instituto

O ISPO é o estabelecimento de Ensino Superior do Grupo Lusófona localizado no centro da região Oeste, terra de vinhedos e de mar, que cada vez mais tem um tecido empresarial ativo e pujante, nas mais diversas áreas da atividade económica.

Ao longo de duas décadas formámos quadros que integram todo o tipo de organizações regionais, mas também para o resto do País e no estrangeiro.

O nosso ensino, composto por uma oferta muito dirigida para as necessidades da região, assenta numa formação técnica qualificada que é ministrada por um corpo docente especializado e experiente, mas também nos preocupamos com a formação de indivíduos íntegros e responsavelmente cientes do papel que podem ter na sociedade como cidadãos empreendedores.

Com uma oferta centrada nas ciências sociais e empresariais, especialmente em cursos de primeiro ciclo, o ISPO tem como valores a transmissão dos conhecimentos técnicos atualizados, com exigência e rigor, com uma profunda preocupação de transmitir o conhecimento do saber fazer, formando acima de tudo profissionais que tenham verdadeiras oportunidades de sucesso.

Num mundo competitivo, em mercados competitivos, os diplomados do ISPO são também dotados de uma formação competitiva, cuja vantagem competitiva reside nos conhecimentos técnicos adquiridos e nas experiências práticas que obtêm nas empresas da região.

O Diretor
Casimiro Ramos


Missão

Instituto Superior Politécnico do Oeste – ISPO – reconhecido pelo Decreto-Lei n.º 82/2005 de 20 de Abril resulta da fusão dos Institutos Superiores de Torres Vedras, o ISMAG – Instituto Superior de Matemática e Gestão e o ISHT – Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias.

Desde o início, traçou como missão, ser, no âmbito do ensino superior politécnico em Portugal, uma escola de referência, fomentando o ensino e o desenvolvimento humano e contribuindo significativamente para a formação dos recursos humanos qualificados, atenta especialmente ao desenvolvimento cultural, científico e técnico da Região Oeste.

O projeto do ISPO é, não apenas Torriense, mas essencialmente Oestino. É um projecto globalizante que pretende avançar com a colaboração de todos os agentes regionais:

  • Políticos: contando com uma colaboração e participação recíprocas do poder político, sobretudo do poder autárquico regional;
  • Económico: estabelecendo protocolos que visem a formação dos trabalhadores dessas empresas e a perspectivação de estágios para os nossos discentes;
  • Sociedade Civil: colaboração e inserção das diversas instituições, organizações e associações de índole social e cultural de modo a promover a variação de novos cursos, que em conjunto julguemos necessários criar para o desenvolvimento sustentado da região.

O ISPO está integrado no maior grupo de ensino de língua Portuguesa – o Grupo Lusófona, com estabelecimentos de ensino superior e não superior em Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau. Ao longo da sua existência o grupo contribuiu com a sua actividade para a formação de milhares de quadros e para o desenvolvimento de todos os países onde se fala o Português.


Equipamentos e Instalações

O ISPO dispõe dos espaços e equipamentos indispensáveis para garantir o nível e a qualidade da formação. Dispõe, ainda, de ligação à Rede de Banda Larga da Internet; acessível em todas as salas.

A biblioteca do Instituto possui um acervo bibliográfico fundamental, existindo cumulativamente um protocolo com a Biblioteca Municipal.


Objetivos

Como Instituição de ensino superior politécnico, os objetivos do ISPO são essencialmente orientados numa perspectiva de investigação aplicada e de desenvolvimento, para a compreensão e solução de problemas concretos.

Nesta medida, são nossos objetivos fundamentais proporcionar uma sólida formação cultural e técnica de nível superior, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e prática e as suas aplicações com vista ao exercício de actividades profissionais.


Investigação

Projeto de criação de uma revista científica, de periodicidade anual, “Memórias de Investigação Aplicada”, dirigida essencialmente a alunos finalistas das licenciaturas, a licenciados e a especialistas nas áreas que constituem o elenco formativo do ISPO.


Estatutos

Os Estatutos estão disponíveis em Documentos On-line

Projeto Eco-Escola

ee-logo"O ISPO integra o projeto Eco-Escola através de um programa em que desenvolve várias atividades com vista à melhoria do ambiente e da qualidade de vida da comunidade escolar. O programa integra alunos e professores e no ano letivo de 2013/14 foi distinguido com o Galardão Eco-escolas".