Argumentação e Retórica: Persuadir, decidir e liderar

ECTS / Horas de Contacto

2 / 30

DIREÇÃO / COORDENAÇÃO

Mestre Carlos Alves

DATAS E HORÁRIO

6ª feira – 20h00/23h00 e Sábados – 10h00/13h00

Data de Início Prevista

Fevereiro de 2017

Apresentação do curso

Um mundo competitivo, de recursos limitados para desenvolver iniciativas, oportunidades raras, de relações laborais complexas, valorizando o empreendedorismo exige persuasividade e capacidade para apresentar e defender de forma rigorosa e, simultaneamente, entusiasmante ideias e projetos.

Saber captar investimento, atenção, ser capaz de gerar oportunidades, ao mesmo tempo que conseguir reconhecer e desmontar argumentações falaciosas, denunciando-as, evitando logros, gastos supérfluos com atividades de que doutra forma mereceriam um interesse despropositado pode demonstrar-se fundamental orçamentalmente ou perante o escrutínio duma assembleia exigente.

Tanto num plano como no outro, é o domínio de skills linguísticas, mais especificamente, mediante uma oratória logicamente preparada, capaz de desmontar embustes retóricos que o permite, sendo esse o vector essencial da ação de formação, bem como a valorização da análise e confronto de argumentos e aquisição dos procedimentos argumentativos adequados para a exposição de ideais perante um auditório.

Como passar à fase seguinte (numa entrevista, numa reunião, numa apresentação, numa defesa de um trabalho...)?

Como ser claro para conseguir ser consequente? O que nos separa de um auditório persuadido? Estas serão questões fundamentais num curso que alia a teoria à prática.

Objectivos

O curso tem por objectivo dotar os formandos de conhecimentos teóricos e prática de técnicas que lhes permitam desenvolver uma argumentação sólida e motivadora, capaz de ser uma mais-valia para a sua vida profissional, promovendo as capacidades de liderança e produtividade e um auxiliar seguro no momento da tomada de decisões conjuntas e de ser avaliado.

Competências

Com os conhecimentos, métodos e técnicas aprendidas, os formandos deverão ficar a dominar:

  • as articulações lógico-sintáticas dos discursos/textos e dos procedimentos retórico-argumentativos, explorando as possíveis objeções e refutações
  • as práticas de exposição (oral e escrita) e de intervenção em público
  • a apresentação de forma metódica, compreensível e motivadora das suas ideias

Destinatários

  • Profissionais na área de Publiciadde e Marketing, Relações Públicas, Gestão e Técnicos de Vendas
  • Representantes de órgãos autárquicos
  • Docentes
  • Empreendedores
  • Público em geral
  • Estudantes das áreas de Turismo, Publicidade, Comunicação Social, Relações Públicas, Filosofia, Direito, Relações Internacionais, Estudos Políticos, Gestão de Empresas

Estrutura Curricular

Módulo I

DesignaçãoECTSHoras contactoDocenteHabilitação
  1. Argumentação e lógica formal
    1. Lógica e linguagem
    2. Distinção entre validade e verdade
    3. Definição de argumento
    4. Bons argumentos: validade, solidez e cogência
  2. Nocões de Lógica Proposicional
    1. Prática de formalização em linguagem lógica proposicional
    2. Funções de verdade e tabelas de verdade
1 10 Carlos Alves Doutorando em Ciência Política
Mestre em Filosofia Política
Licenciado em Filosofia

Módulo II

DesignaçãoECTSHoras contactoDocenteHabilitação
  1. O discurso argumentativo
    1. Principais tipos de argumentos (indutivos, por analogia, de autoridade)
    2. Principais falácias informais
  2. Argumentação e retórica
    1. O domínio do discurso argumentativo e a procura da adesão do auditório
    2. Distinção entre demonstração e argumentação
    3. Aspetos a ter em conta para uma boa argumentação
    4. O bom e o mau uso da retórica
    5. Distinção entre persuasão e manipulação
    6. Estratégias argumentativas
  3. Liderança: ser convincente para ser consequente
  4. Discussão: temas/problemas do mundo contemporâneo
1 20 Carlos Alves Doutorando em Ciência Política
Mestre em Filosofia Política
Licenciado em Filosofia