Comércio Internacional

DURAÇÃO / GRAU / ECTS

900 Horas / Curso Técnico Nivel 5 / 120 ECTS

DIREÇÃO/COORDENAÇÃO

Prof. Doutor Mário Carvalho dos Santos

SECRETARIADO

Andreia Saraiva

DATA DE INÍCIO PREVISTA

03-10-2016

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A região em que se insere o ISPO (região Oeste), tem demonstrado nos últimos anos uma crescente capacidade exportadora do seu tecido empresarial, bem como de grande expansão por via da internacionalização de empresas bastante competitivas.

São exemplos disso a exportação de produtos frutícolas e hortícolas, máquinas e ferramentas, produtos alimentares de conserva ou transformados, queijos e vinhos, produtos turísticos, entre outros.

A necessidade de profissionais nestas áreas têm-nos sido expressas pelos empresários da região, pelo que um curso técnico nesta área assume-se como uma das mais significativas ofertas educativas disponível para um elevado número de pessoas com habilitações ao nível do ensino secundário, com condições para obter uma especialização tecnológica e um elevado número de pessoas desempregadas, com necessidade de atualização de conhecimentos e/ou requalificação profissional.

OBJETIVOS

O CTSP em Comércio Internacional procura formar técnicos que possam estar habilitados a operar nas áreas da internacionalização das empresas, nomeadamente na recolha de dados e informações sobre mercados externos, preparação de instrumentos e relatórios para o processo de tomada de decisão, efetuar prospeções de mercado e ajustamento da oferta comercial da empresa, gerir as vendas e compras em contexto internacional, coordenar o acompanhamento do cliente pós-venda, elaborar bases de dados de potenciais fornecedores, coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação, assegurar o acompanhamento administrativo, processual e documental das operações internacionais, coordenar o controlo da qualidade e garantir a utilização de práticas legais e éticas, desenvolver processos de comunicação que integrem elementos multiculturais, gerir relações profissionais em contexto multicultural, elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado alvo da empresa, posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos.

ESTUDOS FUTUROS

  • Licenciaturas em Contabilidade e Administração
  • Licenciaturas em Gestão de Recursos Humanos

COMPETÊNCIAS

  • Identificar e selecionar os mercados-alvo, de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros.
  • Avaliar o “valor” dos atuais clientes.
  • Analisar, organizar, avaliar e acompanhar a prospecção.
  • Criar, gerir e atualizar uma rede multicultural de contactos relevantes.
  • Dinamizar uma rede de vendas e uma carteira de clientes.
  • Preparar e organizar a venda em contexto internacional.
  • Propor a redefinição das orientações comerciais em função dos resultados, da satisfação dos clientes e das alterações do ambiente externo à empresa.
  • Aplicar técnicas de negociação, numa língua estrangeira, com clientes/parceiros estrangeiros.
  • Dinamizar uma rede de contactos multicultural.
  • Preparar elementos dos contatos com clientes para a tomada de decisões superiores.

DESTINATÁRIOS

  • Licenciados
  • Titulares do 12º ano de escolaridade
  • Maiores de 23 anos
  • Titulares de um CTSP
  • Titulares de um diploma de especialização tecnológica

CONDIÇÕES DE ACESSO

Em conformidade com o disposto nos art.º 9º, 10º e 11º do DL 43/2014 de 18 de março.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação consta em regulamento próprio do ISPO e consiste na avaliação contínua por unidade curricular, através de provas de escritas e/ou trabalhos individuais e de grupo e estágio.

HORÁRIO PREVISTO

Diurno e Pós - Laboral

PLANO DE ESTUDOS

Ano/SemestreUnidade CurricularECTSHoras contactoDocenteHabilitação
1.º ano Português e técnicas de comunicação empresarial 4 25 Maria Fernanda Pereira Santos Mimoso Licenciatura
1.º ano Língua Espanhola no quotidiano 4 25 Maria Fernanda Pereira Santos Mimoso Licenciatura
1.º ano Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 4 25 Andreia de Oliveira Saraiva Licenciatura
1.º ano Gestão das Organizações 4 50 Casimiro Francisco Ramos Doutoramento
1.º ano Comércio e organização empresarial 4 25 João Manuel Salvador Oliveira Mestrado
1.º ano Marketing internacional e estudos de mercado 4 25 António José de Oliveira Esteveira Licenciatura
1.º ano Tecnologias de informação e comunicação 4 50 Francisco António Veiga Licenciatura
1.º ano Sistemas de informação de suporte à gestão das operações de comércio internacional 3 25 Francisco António Veiga Licenciatura
1.º ano Relações comerciais - propostas e instrumentos de gestão e monitorização da actividade comercial 3 25 Rui Manuel Robalo Frade Doutoramento
1.º ano Gestão das importações e aprovisionamentos 3 50 João Manuel Salvador Oliveira Mestrado
1.º ano Aprovisionamentos - novas tecnologias e instrumentos de gestão das compras 2 25 João Manuel Salvador Oliveira Mestrado
1.º ano Comércio internacional - enquadramento 3 50 Georg Michael Jeremias Dutschke Doutoramento
1.º ano Comércio internacional - operações financeiras e sistemas de seguros 3 50 Mário António Carvalho dos Santos Doutoramento
1.º ano Comércio internacional - incoterms 3 25 Rui Manuel Robalo Frade Doutoramento
1.º ano Economia internacional 4 25 Paulo Alexandre Marques Pereira Licenciatura
1.º ano Língua espanhola – atividade comercial e comércio internacional 4 25 Maria Fernanda Pereira Santos Mimoso Licenciatura
1.º ano Língua inglesa - atividade comercial e comércio internacional 5 25 Patrícia Alves de Carvalho Lobo Doutoramento
2.º ano Gestão de Equipas 3 25 Carlos Alberto Anacleto Neves Licenciatura
2.º ano Gestão do tempo e organização do trabalho 3 25 Ana Cristina Gomes da Conceição Mestrado
2.º ano Relações comerciais - prospeção 3 25 António José de Oliveira Esteveira Licenciatura
2.º ano Negociação e venda em contexto internacional 3 50 Georg Michael Jeremias Dutschke Doutoramento
2.º ano Atendimento e serviço pós-venda 2 25 Dulcineia Basilio Ramos Mestrado
2.º ano Comércio internacional - fiscalidade e gestão dos riscos 3 50 Graça Maria Ferreira de Oliveira Saraiva Licenciatura
2.º ano Gestão e comunicação intercultural 2 25 Carlos Alberto Anacleto Neves Licenciatura
2.º ano Direito internacional 3 50 Ana Cristina Borges Malhão Mestrado
2.º ano Língua espanhola – atividade empresarial 4 25 Maria Fernanda Pereira Santos Mimoso Licenciatura
2.º ano Língua inglesa – atividade empresarial 4 25 Patrícia Alves de Carvalho Lobo Doutoramento
2.º ano Estágio 30 25 Graça Maria Ferreira de Oliveira Saraiva Licenciatura