MBA em Gestão e Expansão de Negócios

DURAÇÃO / GRAU / ECTS

248 Horas / MBA / 23 ECTS

Propina:1.960 euros (8 prestações mensais de 245 euros)

DIREÇÃO/COORDENAÇÃO

Prof. Doutor Rui Frade

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Nas diferentes formações e cursos existentes em Portugal sobre a criação de negócios, o empreendedorismo tem sido considerado só na fase de construção e implementação de ideias, deixando posteriormente o novo empresário à mercê do mercado, de uma concorrência feroz e de novas formas de fazer negócios, nomeadamente na vertente digital.

Assim, numa parceria entre o ISPO e TORRES INOV-E, é criado o Master in Business e Administration (MBA) em Gestão e Expansão de Negócios. Um trabalho conjunto com uma forte aposta numa economia diferenciadora e capaz de reinventar ideias/negócios, valorizando o conhecimento para assim incrementar uma maior competitividade no tecido empresarial

Este MBA é uma parceria estratégica entre a universidade e gestores que já utilizam estas ferramentas para gerir micro e pequenas empresas, proporcionando uma mistura perfeita do académico com o prático.

Pretende-se que os empreendedores e empresários apreendam conceitos úteis e de aplicação imediata, alicerçados em bases modernas de gestão, que lhe permitam criar, gerir e fazer crescer o seu negócio.

Neste sentido o curso divide-se em 3 vertentes completamente distintas, mas que se interligam para fazer de um empresário alguém com competências muito distintas, todas de fácil aprendizagem e com uma componente prática, independentemente da fase em que se encontra o seu projeto.

Na primeira fase do curso abordamos o negócio, a criar, existente ou em desenvolvimento, onde são analisados, tendo em conta as necessidades do mercado, as diferentes formas que pode adotar, a viabilidade económica e financeira, e todos os passos a dar na criação ou desenvolvimento da estrutura empresarial, marca e site na internet entre outros.

A segunda fase tem por objetivo transmitir ao participante ferramentas práticas para uso na gestão do seu negócio, para que possa continuar a implementação da sua ideia e expandir-se no seu mercado.

A terceira fase corresponde à criação de um novo projeto contemplando todas as vertentes empresariais, podendo criar ou reinventar uma nova ideia ou negócio, contando com o apoio de especialistas das diferentes áreas em causa.

OBJETIVOS

Com a conclusão do curso, o participante apreenderá e aprofundará conhecimentos nos vários ramos da componente empresarial, que lhe permitirão desenvolver a atividade profissional inerente, abraçando os novos desafios resultantes das atuais mudanças de contexto.

Ficará também com um projeto empresarial devidamente estruturado e preparado para enfrentar os desafios do mercado.

COMPETÊNCIAS

O participante adquirirá, entre outras, as seguintes competências:

  • Desenvolver competências como empreendedor
  • Capacidade de desenvolver uma visão estratégica e integrada do negócio, sua organização e funcionamento
  • Desenvolver conhecimentos nas diferentes áreas: comercial e marketing, financeira e de recursos humanos
  • Adquirir conhecimentos para a criação de valor do negócio
  • Conhecer os principais instrumentos e técnicas na gestão de recursos humanos
  • Capacidade de análise da rendibilidade e o equilíbrio financeiro das empresas, no desenvolvimento da sua actividade corrente e de expansão
  • Desenvolver e assegurar a gestão integrada da tesouraria, com vista a optimizar os fluxos financeiros, bem como controlar os riscos de crédito
  • Contribuir para a análise/discussão dos procedimentos conducentes ao crescimento orgânico, através das decisões de investimento e possibilidades de crescimento externo, mediante fusões e aquisições
  • Efetuar a análise das fontes de financiamento de médio e longo prazo existentes nos mercados financeiros, procurando obter a estrutura de capital que optimize o custo
  • Realizar a gestão financeira de projetos de investimento, avaliando e gerindo o seu risco
  • Tratar da problemática financeira resultante da internacionalização

DESTINATÁRIOS

  • Empreendedores com uma ideia de negócio e que pretendam ingressar no mundo empresarial
  • Empresários, administradores e gestores de empresas que queiram reforçar as suas competências
  • Alunos de administração de empresas, economia, direito, ciências empresariais ou marketing, cujo objetivo seja a criação ou a gestão de um negócio
  • Colaboradores e outros profissionais de empresas que tenham interesse na reavaliação e desenvolvimento do seu negócio

Condições de acesso

Licenciatura e/ou experiência profissional relevante

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação consta em regulamento próprio do ISPO e consiste na avaliação contínua por unidade curricular, através de provas de frequência e/ou trabalhos individuais e de grupo

DATA DE INÍCIO / HORÁRIO PREVISTO

12-11-2018 / Sextas-feiras das 18h30 às 23h00 e Sábados das 9h00 às 13h30

PLANO DE ESTUDOS

MóduloUnidade CurricularECTSHoras contactoDocenteHabilitação
IA Criação da Empresa576  
1.1 Bases práticas de Direito Comercial   4 Ana Cristina Malhão Mestrado
1.2 A Criação da empresa   4 Raquel Luz Licenciatura
1.3 A importância da Marca e da identidade empresarial   8 Rui Frade Doutoramento
1.4 Empreendedorismo e Geração de Ideias   12 Raquel Luz Licenciatura
1.5 Gestão e Estrutura Organizacional   12 Raquel Luz Licenciatura
1.6 Adesão a sistemas pré-formatados – o Franchising   4 Rui Frade Doutoramento
1.7 Análise e Financiamento de Projetos   8 Mário Carvalho Doutoramento
1.8 Marketing e Estratégia de Mercado   8 Rui Frade Doutoramento
1.9 Análises de Viabilidade Económico-Financeira;   8 Mário Carvalho /td> Doutoramento
1.10 Plano de Negócios e Plano de Marketing   8 Rui Frade Doutoramento
IIA Gestão da Empresa540  
2.1 Controlo de Gestão e Análise de Valor.   8 Graça Oliveira Licenciatura
2.2 Conceitos base de Contabilidade;   8 Graça Oliveira Licenciatura
2.3 Controlo financeiro da empresa;   8 Graça Oliveira Licenciatura
2.4 Fiscalidade, IVA, IRC, e Segurança Social;   4 Graça Oliveira Licenciatura
2.5 Modelos e Técnicas de Recrutamento e Seleção   4 Casimiro Ramos Doutoramento
2.6 Técnicas de motivação e Gestão de Benefícios   4 Casimiro Ramos Doutoramento
2.7 Inteligência Emocional e Gestão do Talento   4 Casimiro Ramos Doutoramento
IIIA Expansão da Empresa544  
3.1 Implementação das ferramentas de Marketing Digital (criação de site, redes sociais, Google adwords, Google Analytics e Blogues); 1,5 12 Rui Frade Doutoramento
3.2 CRM – Customer Relationship Management; 0.5 4 Georg Dutschke Doutoramento
3.3 Gestão de Força de Vendas e Técnicas Comerciais 1 8 Orlando Faísca Mestrado
3.4 Qualidade e Gestão; 0,5 4 João Salvador Mestrado
3.5 Plano de Expansão e Comunicação; 0,5 4 Rui Frade Doutoramento
3.6 A Gestão da Expansão – empresas com várias unidades; 0,5 4 Rui Frade Doutoramento
3.7 Estratégias de Internacionalização 0,5 4 Georg Dutschke Doutoramento
3.8 Ética nos Negócios 0,5 4 Georg Dutschke Doutoramento
IVProjecto Final Individual888A equipa de docentes 

Parceiros